Introduzo o tema com uma reflexão: por que implantar a ISO 45001 nas empresas? Pois bem, se você já souber ou se não entendeu, ainda, a importância da implantação desta norma, ou talvez se não a conhece ainda, fica aqui o convite para me acompanhar nestas breves linhas. Fique certo de que, no mundo “vuca” em que vivemos, neste atual e desafiador momento e contexto, ela poderá muito ajudar….
Indo diretamente ao assunto: implantar a ISO 45001 é ter a consciência plena da adoção de uma estratégia assertiva para superar os desafios diante desse panorama de crise contemporânea, além de atender às atualizações das Normas Regulamentadoras (NRs), em especial a atualização da NR-01 que traz as disposições gerais e gerenciamento de riscos ocupacionais, e melhorar a performance de Saúde e Segurança do Ocupacional de sua empresa. O resultado disso? Ambientes de trabalho seguros e saudáveis para os trabalhadores, atendimento às legislações aplicáveis, o que ocasionará uma série de benefícios para a gestão, a exemplo de redução de custos com absenteísmo, e de outros fatores negativos que acometem pesadamente as companhias no tocante à SST e com impactos extensivos, muitas vezes, na produtividade. Sendo assim, para se ter um diferencial competitivo, traduzido em vantagens de gestão, negócio e às pessoas, as empresas, indiscutivelmente, precisam buscar novas alternativas, entre elas, está a implantação Norma ISO 45001. Mas do que, efetivamente, essa Norma trata? Continue a me acompanhar em busca de outras e novas informações…
A ISO 45001, publicada em 2018, é uma Norma, não obrigatória que vem substituir a OHSAS 18001:2007, estabelece os requisitos para implantação, manutenção e melhoria de um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional. O seu objetivo é prover uma estrutura para gerenciar riscos e oportunidades de SST nos diversos níveis organizacionais, estratégico, tático e operacional. Ficou claro?
0 foco e os resultados pretendidos do sistema de gestão da SST são prevenir lesões e doenças, relacionadas ao trabalho dos colaboradores, bem como proporcionar ambientes laborais seguros e saudáveis. Consequentemente, é deveras importante para a organização eliminar os perigos e minimizar os riscos ocupacionais, com a implantação de medidas de controle eficazes. Afinal, saúde é o que temos de mais importante, certo? Cada vez mais e mais temos isso nítido, claro. E a saúde dos que nos são importantes, também!
Sendo assim, a implantação da ISO 45001 proporciona às organizações ir além do atendimento a NR-01 que, de forma histórica, vem trazendo a exigência de uma nova postura das empresas, antecipando-se na previsão dos riscos ocupacionais e, principalmente, numa atuação, de fato, mais prevencionista quando da implantação do tão discutido atualmente, PGR – Plano de Gerenciamento de Riscos.
Quando essas medidas são aplicadas pela organização, por meio do seu sistema de gestão da SST, há melhora do desempenho de Saúde e Segurança do Trabalho. Esse sistema tende a ser mais eficaz ao se proagir, com ações integradas aos demais
Comentários